(((rádio lucweb))) : Retirada de 2,5 toneladas de lixo do Rio Tietê efeito visto apos Seca dos ultimos meses

28 de jul de 2014

Retirada de 2,5 toneladas de lixo do Rio Tietê efeito visto apos Seca dos ultimos meses

Resíduos em Salto vêm da Região Metropolitana de São Paulo. Mais uma tonelada de sujeira deve ser recolhida na semana que vem.


A seca no estado de São Paulo revelou um grande depósito de lixo onde ninguém costumava ver. Uma operação de limpeza já retirou toneladas de sujeira do leito do rio paulista mais famoso: oTietê.
Caminhões e caminhões de lixo. Até agora mais de duas toneladas e meia foram retiradas da margem do Rio Tietê, em três dias de trabalho, no município de Salto.
Resíduos que vêm da Região Metropolitana de São Paulo. “Esse lixo vem na correnteza para cá, tem bastante pedra, acaba acumulando este material e ele fica retido nas pedras", explica João de Conti Neto, sec. municipal do Meio Ambiente.
A pior estiagem dos últimos 70 anos deixou à mostra o descaso com o Tietê. À medida que o rio foi baixando, foi possível ver a concentração de esgoto. E, agora, a sujeira.
Garis tiveram que encarar o rapel para descer até as pedras. E encontraram de tudo: milhares de garrafas pet, brinquedos, calçados, até uma cabeça de manequim.
"É um alívio, porque é tão lindo aqui e toda esta sujeira estragando tudo", comenta Sandra Galego, dona de casa.
A ponte Pênsil tem um século de história e é uma das principais atrações turísticas da cidade. De lá, uma visão panorâmica do Tietê. Pena que ele seja tão poluído. E de cima dá para ver direitinho o ponto onde o lixo ficou acumulado por décadas. Ainda tem muita coisa para ser retirada.
Mais uma tonelada de sujeira deve ser recolhida na semana que vem. As crianças se espantam com o que os adultos são capazes de fazer.
“Precisamos salvar o Rio Tietê, então espero que continue esta limpeza, que as pessoas se conscientizem e não sujem mais o Rio Tietê", diz um morador.

fonte:g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário