Rádio Lucweb: ANOS 80 ACONTECIMENTOS

Pedido musical

Pedir Música

ANOS 80 ACONTECIMENTOS

A década de 1980, ou simplesmente década de 80, conhecida ainda como anos 80,. Foi um período bastante marcante para a história do século XX segundo o ponto de vista dos acontecimentos políticos e sociais: é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação, sendo chamada por muitos como a década perdida para a América Latina.



A década de 1980, embora chamada de “década perdida” pelos economistas brasileiros por causa da estagnação econômica e da inflação descontrolada, não foi, de forma alguma, um período de retrocesso em outros campos. Pode não ter tido o charme dos anos 1960, com a bossa nova, que fez a cabeça do Primeiro Mundo. Ou a intensidade dos anos 1970, com a música e o teatro de protesto e com a irreverente Tropicália.

Mas, musicalmente, é a década da consolidação de diversos cantores e bandas nacionais, RPM,Ultraje a Rigor, Titãs, Legião Urbana, 14 bis, Barão Vermelho, Kid Abelha, Ira!, Capital Inicial,Paralamas do Sucesso, Blitz, Xuxa entre outras.
Na TV faziam sucesso o seriado Chaves, o humorístico TV Pirata e o infantil Balão Mágico. As crianças e os adolescentes brincavam com o Atari e o Genius. Em 1986 estreou na TV Globo oXou da Xuxa, o programa foi considerado um marco revolucionário na programação infantil da década de 80. Dividido em diversos blocos, com desenhos, musicais, apresentações de dança e teatro, brincadeiras, jogos e premiações; além de quadros como Madame Caxuxá e Vovuxa. Também distribuía muitos presentes e recebia centenas de cartas, diariamente. A apresentadora Xuxa ditou moda junto com suas Paquitas, incluiu o seu Bom Dia na rotina de milhões de brasileiros e marcou definitivamente um X no coração de milhares de baixinhos nas manhãs da TV Globo. O último Xou da Xuxa foi ao ar em 09 de janeiro de 1993 e, no total, foram exibidos 2 mil programas.
Foi lançado o primeiro Rock in Rio (1985). É inaugurado o Sambódromo na cidade do Rio de Janeiro em 1984. Consolidavam-se o estilo musical da MPB, ou música popular brasileira (surgido na segunda metade da década de 1960), e as bandas de música pop e de rock and roll, como Legião Urbana, Ultraje a rigor, Engenheiros do Hawaii, RPM, Claudio Zoli (com a banda Brylho e Solo). A MPB consagrou a posição de destaque das vozes femininas na música brasileira; entre os fenômenos individuais destacam-se: Simone, que foi a maior vendedora de discos de toda a década  , Marina Lima, Elba Ramalho, Maria Bethânia, Zizi Possi, Fafá de Belém,Elis Regina, Gal Costa, Rita Lee, Rosana e Joanna. Dentre as vozes masculinas, Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento,Tom Jobim, Guilherme Arantes, Flávio Venturini, Ivan Lins e Gilberto Gil.





Nas guerras mais notáveis da época incluem-se:



* A Guerra Fria (1945–1991)

**Invasão soviética do Afeganistão (1979–1989) - uma guerra travada ente a União Soviética e a Resistência Islamista Mujahideen do Afeganistão. Os mujahideen tiveram o apoio de várias fontes que incluem Estados Unidos,Arábia Saudita, Paquistão e outras nações muçulmanas, em contexto com a Guerra Fria e o conflito regional Índia-Paquistão.

**Invasão de Granada(1983) - a invasão de [[Granada (país)|Granada]] em 1983 comandada pelos Estados Unidos, desencadeada por um [[golpe de estado|golpe de estado militar]] que depôs um breve governo [[revolução|revolucionários]]. A invasão bem sucedida levou a uma mudança de governo, mas foi controversa devido a acusações de [[imperialismo americano]], a política de [[Guerra Fria]], o envolvimento de [[Cuba]], o estado instável do governo de Granada e ao status de Granada como reino da [[Commonwealth]].

* Conflito Israelo-Árabe (Princípios do século XX - presente)

**Guerra do Líbano de 1982 – O [Política de Israel|Governo de Israel ordenou uma invasão como resposta à tentativa de assassinato contra o embaixador israelita no Reino Unido, Shlomo Argov, pela organização e, devido aos ataques terroristas constantes, no norte de Israel, por parte de organizações sediadas no Líbano. Depois do ataque ao Organização para a Libertação da Palestina OLP, assim como a forças [[síria]]s, de esquerda e muçulmano|muçulmanas[Líbano|libanesas, Israel ocupou o sul do Líbano e mais tarde cercou o [[Organização para a Libertação da Palestina OLP] em  Beirute ocidental, submetendo-os a um bombardeamento pesado.

* A Guerra Irão-Iraque decorreu entre 1980 e 1988. O [[Iraque]] era acusado de usar [[armas químicas]] ilegais contra forças [[Irão|iranianas]] e os seus próprios dissidentes [[curdos]]. Ambos os lados sofreram inúmeras baixas, mas o pobremente equipado exército do Irão sofreu mais por isso, sendo obrigado a usar jovens de 15 anos como soldados em ataques. O Irão finalmente concordou com o armistício em 1988.

* A Argentina invadiu as Ilhas Falkland (ou Ilhas Malvinas, como são conhecidas nos países de[língua castelhana), desencadeando a Guerra das Malvinas. Decorreu de 2 de Abril de 1982 a 14 de Julho de 1982, entre a Argentina e o Reino Unido, sendo que as forças britânicas lutaram de modo a recuperar a possessão das ilhas. O Reino Unido saiu vitorioso desta guerra e a sua posição na cena internacional e longa e decadente reputação de [colonialismo|potência colonial recebeu um impulso inesperado. Por outro lado, ajunta militar da Argentina foi humilhada pela derrota. E o seu líder, Leopoldo Galtieri, foi deposto três dias depois do fim do conflito. Uma investigação militar conhecida como relatório Rattenbach informou, mais, recomendou, que este deveria ser executado.

* Os Estados Unidos lançaram Operação El Dorado Canyon bombardeamento aéreo sobre a Líbia]] em 1986, em retaliação ao apoio da líbia a ataques terroristas a pessoal dos EUA na Alemanha e naTurquia.

* A Guerra de fronteira sul-africana entre a África do Sul e a aliança entre Angola, Namíbia e Zâmbia terminou em 1989, pondo um termo a trinta anos de conflito.

* Os EUA estiveram comprometidos com vários conflitos, directa ou indirectamente, durante a década de 80, fosse através de alianças com vários grupos num vasto número de países da América Central e do Sul, sob o pretexto de se opor à disseminação do comunismo e de por fim ao tráfico de drogas. O governo americano auxiliou as tentativas do governo Colômbia|colombiano de destruir a vasta rede de tráfico ilegal de cocaína do país e apoiou o governo militar de direita na guerra civil de El Salvador, que mais tarde gerou controvérsia, depois do Assassínio em massa|massacre de El Mozote a 11 de Dezembro 1981, em que paramilitares salvadorenhos, treinados pelos Estados Unidos, mataram 1000 civis. Os EUA, juntamente com membros da Organização dos Estados das Caraíbas Orientais, invadiram Granada (país)Granada em 1983. Em 1986 irrompeu o caso Irão-Contras, no qual figuras chave da CIA facilitaram o tráfico de armas para o Irão, que estava sujeito a um embargo internacional de armamento, para assegurar a libertação de reféns e para financiar os Contras [[Nicarágua|nicaraguenses. Em Dezembro de 1989 começou uma acção militar dos EUA para derrubar o seu presidente do Panamá, Manuel Noriega.

* A Batalha de Cuito Cuanavale foi parte da Guerra Civil de Angola e da Guerra de fronteira sul-africana, e deu-se de 1987 a 1988. A batalha envolveu a maior luta em África desde a Segunda Guerra Mundial]], entre forças militares de Angola,Cuba (forças expedicionárias) e Namíbia, contra forças militares da África do Sul e dos dissidentes angolanos da UNITA.

* A Guerra de Nagorno-Karabakh entre o Azerbaijão e a Arménia começou em 1988 e durou 6 anos.

fonte de pesquisa: wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário