Rádio Lucweb: Estudantes vão viajar gratuitamente entre as cidades da região

Pedido musical

Pedir Música

9 de ago. de 2015

Estudantes vão viajar gratuitamente entre as cidades da região




Os estudantes que frequentam as aulas em cidades diferentes das que residem na região de Sorocaba terão o direito de viajar gratuitamente nas linhas do transporte intermunicipal a partir do início do ano letivo de 2016. Esse anúncio foi feito na tarde de quinta-feira (30) pelo presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), Joaquim Lopes, em reunião com representantes das prefeituras da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

As linhas entre os municípios que integram a RMS são operadas por sete empresas concessionárias de transportes. Além de Sorocaba, as outras 25 cidades compreendidas pela RMS são Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

A partir da implantação da RMS o transporte coletivo intermunicipal passa a ser gerido pela EMTU ao invés da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Essa transição já está ocorrendo e a EMTU divulga que já foram feitas visitas às empresas concessionárias e reconhecimento das frotas.

Pessoas com deficiência

As pessoas com deficiência também serão atendidas gratuitamente no transporte intermunicipal dentro das 26 cidades da RMS. Para isso elas precisarão fazer um cadastro no Centro de Atendimento ao Passageiro Especial (Capes), que dará direito ao cartão do transporte gratuito. Para o cadastramento serão necessária a apresentação de um laudo para comprovar o reconhecimento da deficiência. A expectativa é que o cadastramento inicie no próximo mês de dezembro.

Como tal cadastramento inexiste, a EMTU ainda desconhece o número de passageiros que se enquadrarão nesse benefício, no entanto, somadas as outras quatro regiões metropolitanas já instaladas em Sorocaba, a EMTU transporta gratuitamente cerca de 400 passageiros com necessidades especiais. (com informações de José Antonio Rosa)
                                                                          Fonte: Cruzeiro do Sul 

Nenhum comentário:

Postar um comentário