Rádio Lucweb: Usuários brasileiros do Facebook criticam mudanças na rede social

Pedido musical

Pedir Música

25 de nov. de 2011

Usuários brasileiros do Facebook criticam mudanças na rede social

O Facebook mudou e muita gente não curtiu. Apesar de anunciadas há meses e implementadas para alguns usuários desde então, as alterações na página da maior rede social do mundo pegaram muitos internautas de surpresa desde o início da semana, quando a maioria dos perfis no Brasil foi atualizada para o novo formato.
Entra em cena um feed de notícias com priorização para alguns posts, destacados como "principais histórias". O que o algorítimo do Facebook entende que não será de seu maior interesse vai para o pé da página. No novo formato, lá se vai a possibilidade de visualizar as atualizações de acordo com suas classificações, como conteúdo de páginas, links ou fotos. As imagens, aliás, ficam maiores.
A adição mais polêmica, no entanto, chama-se "Ticker". É neste espaço, no canto superior direito da página inicial do usuário, que todas as atualizações de seus contatos são exibidas em tempo real, seguindo a lógica do Twitter. A exposição de todos os movimentos do internauta fez muita gente trazer à discussão os limites de privacidade na rede social.


"Não quero saber o que meus amigos andam postando para outras pessoas que não estão na minha lista de amizades. Isso é invasão de privacidade!", escreveu Barbara Diniz, na página do Globo no Facebook.
Perguntados se aprovavam as mudanças, os fãs do Globo registraram sua opinião. Em apenas três horas, foram mais de 400 comentários, a maioria criticando as novas invenções da equipe de Mark Zuckerberg.
"Está parecendo Central de Fofocas! Um horror! #FACEBOOKX9", postou Priscila De Freitas Montenegro, que recebeu o apoio de Willer Azeredo: "Essas constantes atualizações estão me deixando cansado. Prefiro o antigo e simples Facebook de alguns meses atrás".
As reclamações extrapolaram as barreiras da rede de Mark Zuckerberg e chegaram ao Twitter, onde o nome da rede social integrou os Trending Topics, lista dos assuntos mais comentados no microblog. Entre críticas passionais e até xingamentos - que revelam o sentimento de posse que muitos têm em relação aos seus perfis - , houve quem aprovasse.
"Ficou estranho ter o feed dos amigos na área de conversas, mas eu estou me acostumando. No fim, ficou até mais bonitinho, mais dinâmico e funcional", comentou Carlos Miguel Montiel.
E novas mudanças ainda vão acontecer, queiram os usuários ou não. Para quem é apegado ao desenho original do Facebook, Mark Zuckerberg já anunciou que a rede social passará por transformações mais drásticas. O perfil como o conhecemos será substituído pela Timeline, um espaço onde o conteúdo produzido pelo usuário e seu histórico na rede estarão mais em evidência. Além de uma grande foto no topo da página, uma linha do tempo mostrará as atividades do internauta, organizando numa espécie de linha cronológica de sua vida.

(por @patriciaroyo) o globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário