Rádio Lucweb: Fifa deve mudar processo de candidatura para futuras Copas do Mundo

Pedido musical

Pedir Música

11 de mai. de 2014

Fifa deve mudar processo de candidatura para futuras Copas do Mundo

GENEBRA - A incapacidade do governo brasileiro em manter as promessas feitas no mandato de Luiz Inácio Lula da Silva em 2007, quando o Brasil foi selecionado para sediar a Copa, vai fazer a Fifa mudar o processo de candidatura para futuras Copas.

Valcke quer exigir maiores compromissos do país-sede

Quem garante isso é secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que não esconde que a experiência no Brasil o leva a pensar que a Fifa, para as futuras Copas, deve adotar uma nova postura e exigir maiores compromissos do país-sede. "Deve ser pelo menos parte do processo de candidatura que haja compromisso do país em uma série de pontos", declarou.
Em 2007, Lula fez uma série de promessas e a Fifa tomou a palavra do ex-presidente como garantia. Quando os compromissos tiveram de se transformar em lei, o processo foi freado e os atrasos se acumularam.
Para a Fifa, os atrasos também estão ligados à mudança de governo no Brasil, com a saída de Lula e a posse de Dilma, menos interessada com o futebol e tentando manter distância dos cartolas. Se Lula era considerado como aliado dentro da Fifa, a chegada de Dilma mudou a relação com a CBF e com a Fifa. O auge da insatisfação ocorreu quando Blatter enviou uma carta para Dilma se queixando de que ela nem sequer foi à final da Copa das Confederações.
"Encaramos uma eleição e não foi fácil sair de Lula para a nova presidente. Sempre leva algum tempo para o novo governo entrar nos assuntos e tivemos também muitas mudanças de ministros", disse.
Segundo Valcke, uma opção é de que haja uma decisão vinda do Poder Legislativo. "Não pode ser apenas a decisão do presidente ou de um ministro. Mas deve ser apoiado pelo senado, congresso ou assembleia nacional."
Ele admitiu que, em 2009, a Fifa sabia dos limites do Brasil em relação à infraestrutura de aeroportos. Mas a aposta era de que haveria tempo suficiente para que as reformas fossem feitas. "Sabíamos disso. Mas isso era em 2009 e podemos esperar que você tem cinco anos para um país garantir que as estruturas estejam instaladas para entregar o que havia sido acordado.
"

Fonte: Nilton Fukuda/Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário