Rádio Lucweb: Morre aos 84 anos Ronald Biggs, conhecido como "o ladrão do século"

Pedido musical

Pedir Música

18 de dez. de 2013

Morre aos 84 anos Ronald Biggs, conhecido como "o ladrão do século"


Biggs passou três décadas no Rio de Janeiro, onde teve um filho. Em 2001, ele decidiu se entregar à Justiça britânica
Em foto de 2011, Biggs sorri em evento de lançamento de nova edição de sua autobiografia, em LondresFoto: Reuters

O britânico Ronald Biggs, conhecido como o "ladrão do século XX" pelo assalto ao trem pagador Glasgow-Londres em 1963, morreu nesta quarta-feira aos 84 anos, informou a agência Press Association (PA) do Reino Unido. Biggs, que ficou famoso após sua fuga espetacular para o Rio de Janeiro depois do roubo, morreu em um asilo para idosos em East Barnet, no norte de Londres.

O ladrão, que estava com a saúde debilitada por causa de várias apoplexias, tinha sido visto pela última vez em público no último mês de maio quando esteve presente no funeral de seu companheiro de assalto Bruce Reynolds, segundo informações da agência britânica.

Biggs, cuja história serviu de inspiração para vários filmes, foi o mentor do chamado "roubo do século XX", o assalto ao trem pagador Glasgow-Londres, no qual ele e vários cúmplices levaram 2,6 milhões de libras, a maior quantia roubada até então em um único assalto.

Ronnie Biggs compareceu em março deste ano ao funeral de Bruce Reynolds, seu "colega" no assalto ao trem pagador em 1963Foto: Reuters
Os assaltantes foram detidos um ano depois e Biggs, após ser processado e condenado a 30 anos de prisão, foi levado para a penitenciária de Wandsworth, em Londres, mas conseguiu fugir 15 meses depois.

O lendário assaltante esteve foragido em vários países. Passou por Bélgica, França e Austrália, antes de chegar ao Brasil, onde morou por mais de três décadas no Rio de Janeiro e teve um filho. Em 2001, decidiu se entregar à Justiça britânica porque queria voltar ao Reino Unido para viver seus últimos anos.
Após ser preso no Reino Unido, foi libertado em 2009 por razões humanitárias, pois estava muito doente. No dia 8 de agosto o assalto ao trem pagador completou 50 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário